ACÚMULO DE NUTRIENTES E MASSA SECA PRODUZIDA POR Crotalaria juncea CULTIVADA NO CERRADO / ACCUMULATION OF NUTRIENTS AND DRY MATTER PRODUCED BY Crotalaria juncea CULTIVED IN CERRADO

M. S. Silva, G. R. F. Oliveira, L. F. Merloti, M. E. Sá

Resumo


A adubação verde com Crotalaria juncea é uma estratégia vastamente utilizada no Cerrado para melhorar as características químicas, físicas e biológicas do solo, em uma matriz que apresenta limitações naturais para o desempenho adequado dos cultivos. O objetivo do trabalho foi de verificar o acúmulo de nutrientes e produção de matéria seca por C. juncea cultivada em solo de Cerrado. Dois experimentos foram realizados nos anos de 2015 e 2016, em um Latossolo Vermelho distrófico, no município de Selvíria, MS, Brasil. As semeaduras foram realizadas a lanço em área previamente preparada com aração e gradagem, sem utilização de adubação. Aos 80 dias após a semeadura e antes do pleno florescimento, as plantas foram manejadas com roçadora. Foram feitas as seguintes avaliações: (a) Massa seca: amostras obtidas de cada parcela foram levadas à estufa, realizou-se a mensuração da massa seca e o valor médio foi extrapolado para unidade de kg ha-1. (b) Acúmulo de nutrientes: após coleta de amostras das plantas, determinou-se os teores de macro e micronutrientes e, posteriormente, multiplicou-se o teor de cada nutriente pela massa seca de C. juncea produzida, obtendo-se o acúmulo de macronutrientes (g kg-1) e micronutrientes (mg kg-1). O adubo verde apresentou elevada produção de matéria seca e excelente acúmulo de nitrogênio, potássio e ferro.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2017v11n1p26-36

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.