CRESCIMENTO DE PLÂNTULAS DE HORTALIÇAS ADUBADAS COM DIFERENTES PARTES MORFOLÓGICAS DA MUCUNA PRETA / GROWTH OF SEEDLING OF VEGETABLES FERTILIZED WITH DIFFERENT MORPHOLOGICAL PARTS OF THE BLACK MUCUNA

E. M. Brandelero, M. M. Baesso, A. J. Fabian, A. J. Modolo

Resumo


Visando a melhoria das mudas hortícolas há possibilidade da suplementação mineral dos substratos comerciais com a finalidade de contribuir com a nutrição destas plantas. Entretanto, as constantes irrigações sobre as bandejas acabam por lixiviar os nutrientes, causando a redução no crescimento. O objetivo do trabalho foi avaliar o crescimento de plântulas de hortaliças submetidas a adição de diferentes partes morfológicas da mucuna preta. Os tratamentos consistiram na adição de resíduos vegetais de folhas, caules e raízes da mucuna preta cultivados previamente e ausência de resíduos, adicionados sobre o substrato de produção de mudas de quatro espécies de hortaliças (cebola, tomate, alface e beterraba), conduzidos em delineamento experimental inteiramente casualizados com três repetições. Constatou-se que a adição de folhas de mucuna preta contribuiu para aumentar a matéria seca da parte aérea entre 67 e 242% a mais em relação ao controle, e de 32 a 163% a mais na altura das plantas. Entretanto, a adição das raízes da mucuna preta reduziu o crescimento das plantas de tomate e beterraba, assim como os caules reduziram o crescimento da beterraba. As folhas da mucuna preta adicionadas sobre as bandejas semeadas proporcionaram maior aporte nutricional e por sua vez maior crescimento das plântulas de alface, tomate e beterraba.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2016v10n4p429-438

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.