ANÁLISE DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS POR GALINHAS POEDEIRAS EM UMA GRANJA FAMILIAR / ANALYSIS OF SOLID WASTE MANAGEMENT GENERATED BY LAYING HENS ON A FAMILY FARM

P. G. Lima, W. R. O. Braga, A. E. B. S. Lourenzani, J. C. Forti

Resumo


A exemplo de diversas atividades agropecuárias, a produção de ovos de galinhas poedeiras gera resíduos sólidos que, se não forem tratados, podem acarretar problemas ambientais significativos como a contaminação do solo e de lençóis freáticos. Sob o aspecto da poluição ambiental e mais especificamente ao tratamento e disposição dos rejeitos oriundos de granja avícola de postura, o presente trabalho tem por objetivo analisar a gestão dos resíduos sólidos gerados por uma granja familiar situada no noroeste paulista, com intuito de verificar se as práticas utilizadas estão de acordo com a legislação, principalmente ao que diz respeito a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O artigo busca responder a seguinte questão: como é feita a gestão dos resíduos sólidos gerados pelas galinhas poedeiras em uma granja familiar? Para tanto, foi realizado um estudo de caso de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa na coleta de dados, utilizando para tal um roteiro de entrevistas com o proprietário. Como resultado, foi possível observar que a granja, apesar de receber orientações sobre a forma adequada de destinar seus resíduos, ainda não as incorporou enquanto processo consciente de preservação ambiental, fazendo a destinação adequada somente quando esta se apresenta como ameaça de punição monetária. 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2016v10n4p403-415

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.