ACÚMULO DE RADIAÇÃO SOLAR PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE Cordia americana SOB DIFERENTES MANEJOS / ACCUMULATION OF GLOBAL SOLAR RADIATION FOR THE PRODUCTION OF SEEDLINGS OF Cordia americana UNDER DIFFERENT MANAGEMENTS

J. W. Trautenmüller, J. Borella, F. R. Lambrecht, J. Valerius, S. Costa Júnior

Resumo


O crescimento das plantas depende do saldo de biomassa acumulada pela fotossíntese. Dessa maneira, a produção de biomassa vem a ser uma função da eficiência de conversão da radiação solar fotossinteticamente ativa interceptada (RFAi) em fotoassimilados, variando conforme as condições nas quais as plantas são cultivadas. O presente trabalho teve como objetivo quantificar a incidência de radiação solar global para a produção de mudas de Cordia americana submetidas a diferentes tamanhos de tubetes e densidades de plantas. Para tanto, foi conduzido um experimento, em delineamento de blocos ao acaso, para estudar a produção de mudas em dois tamanhos de tubetes: grande (TG) e médio (TM), e duas densidades de plantas na bandeja, alta (DA), com 100% de ocupação da bandeja e média (DM), com 50% onde foram determinados a RFAi, radiação solar global incidente e a biomassa seca total das mudas. Foi contatado que são necessários 1590,5, 1607,1, 2135,4 e 2094,5 MJ.m-2 para a produção de mudas padrão de Cordia americana para os tratamentos TGDA, TGDM, TMDA e TMDM, respectivamente.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2016v10n2p163-169

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.