ANÁLISE DO CONTROLE DE QUALIDADE DE UM TERRACEADOR TRABALHANDO EM UM ARGISSOLO VERMELHO AMARELO / ANALYSIS OF QUALITY CONTROL FOR A DISC RIDGER EMPLOYED FOR A YELLOW-RED CLAY SOIL

R. P. Melo, D. Albiero, A. C. Praciano, E. S. Cavalcante, F. R. B. Fernandes

Resumo


O terraceador é um implemento agrícola utilizado para construir camalhão no solo, tendo a função de controlar o escoamento superficial das águas da chuva e permitir a maior retenção de água no solo, neste sentido é necessário que o ângulo de ataque do terraceador seja adequado ao solo que esta sendo trabalhado, para que o mesmo possa obter maior eficiência na formação dos camalhões. O objetivo do trabalho foi avaliar o controle de qualidade de um terraceador trabalhando em diferentes ângulos de ataque por meio das ferramentas do Controle Estatístico do Processo (CEP). O ensaio foi realizado em um Argissolo Vermelho-amarelo e os ângulos de ataque do terraceador que foram avaliados foram de 90°, 100° e 110°. Para realizar o ensaio foi demarcada uma área de 50 m. A coleta dos dados foi realizada por meio da medição da base maior, base menor e altura da curva de nível. O controle estatístico do processo foi utilizado para avaliar o controle de qualidade do terraceador trabalhando em diferentes ângulos de ataque. O software Minitab-Versão® 16 foi utilizado para analisar os dados. O ângulo de 90° apresentou melhor desempenho, porém é necessário que o processo seja verificado, pois ocorreu uma grande variabilidade das amostras dentro dos limites especificados.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2016v10n2p210-216

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.