CALIBRAÇÃO DE SENSOR ELETRÔNICO DE UMIDADE EM DIFERENTES TEXTURAS DE SOLO / ELECTRONIC MOISTURE SENSOR CALIBRATION IN DIFFERENT SOIL TEXTURES

R. Gava, E. E. da Silva, F.H.R. Baio

Resumo


A acurácia das leituras de sensores de umidade depende da qualidade do aparelho, mas também de sua calibração. Esses sensores eletrônicos já vêm de fábrica com calibração, porém, sabe-se que esta varia com o tipo de solo. O objetivo desse trabalho foi calibrar o sensor da Falker, modelo Hidrofarm, em solo de textura arenosa e argilosa. Foram utilizadas colunas de PVC de 0,1 m de diâmetro por 0,3 m de altura, que inseridas no solo após saturação, permitiram coletar amostras indeformadas, sem a desagregação das mesmas. No laboratório, cada coluna recebeu uma sonda do equipamento. Após as amostras serem saturadas, iniciou-se o processo de secagem natural, mantidas em laboratório com temperatura constante, e realizadas frequentes medidas de umidade. Sempre que se fazia leituras com o aparelho, as colunas eram também pesadas, para determinação da umidade com base massa. Assim, com a densidade do solo obtida pela relação entre a massa e o volume da coluna, foi possível encontrar a umidade volumétrica e correlacionar com as leituras do aparelho. Foram ajustadas curvas de correlação entre as leituras obtidas pelos sensores e as respetivas medidas de umidade. O desvio de leitura do sensor para a medida real de umidade apresentou-se ser sistemático, sendo de -8% para o solo de textura argilosa e de -4% para o solo de textura arenosa.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2016v10n2p154-162

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.