AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE RUÍDO, ITENS DE SEGURANÇA E ERGONOMIA EM TRATORES AGRÍCOLAS / NOISE LEVEL EVALUATION, ITEMS SECURITY AND ERGONOMIC IN AGRICULTURAL TRACTORS

M. M. Baesso, M. Gazzola, S. Bernardes, E. Brandelero, A. Modolo

Resumo


O ruído das máquinas agrícolas, com o passar do tempo, pode provocar problemas auditivos nos operadores. De acordo com as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (NR 15), a exposição diária máxima permitida, durante uma jornada de trabalho de 8 horas, é de 85 decibels (dB (A)). Baseado neste contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar os níveis de ruído emitidos por 12 tratores agrícolas de diferentes modelos e potências, bem como avaliar a existência de itens de ergonomia e segurança destes, comparando os resultados com as normas vigentes no Brasil. Os itens ergonômicos e de segurança dos tratores foram vistoriados e listados quanto sua conformidade ou não. Observou-se que para tratores sem cabina fechada o nível de ruído próximo (10 cm) ao ouvido dos operadores foi superior ao nível permitido pela Norma Regulamentadora (NR15), sendo necessário o uso de protetor auricular por parte dos operadores. Conclui-se ainda que a diminuição dos ruídos junto ao ouvido do operador é proporcionada pela presença de cabinas fechadas originais de fábrica. Ademais, verificou-se que os tratores mais novos atendem melhor aos requisitos de segurança e ergonomia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2015v9n4p368-380

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.