AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO SISTEMA DE RASTREAMENTO POR RÁDIO FREQUÊNCIA INSTALADO EM CÂMARA DE PREFERÊNCIA / EVALUATION OF TRACKING SYSTEM PERFORMANCE BY RADIO FREQUENCY INSTALLED IN PREFERENCE CHAMBER

A.P. Maia, D.J. Moura, J.M. Massari, A.R. Green, J. Sarubbi, R. Ferreira

Resumo


Os sistemas de rastreamento de toda a cadeia produtiva de animais estão cada vez mais presentes. Assim, todas as etapas do processo produtivo podem ser monitoradas por meio de sistemas inteligentes que auxiliam com precisão na tomada de decisão, maximizando todo o sistema. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho do sistema de identificação eletrônica por radio frequência (RFID) do tipo tag passivo instalado em uma câmara de preferência ambiental (CPA) quanto à detecção dos movimentos de frangos de corte, e foi realizado em duas partes: 1) Detecção do alcance das antenas utilizando um robô; 2) Rastreamento do movimento de frangos de corte entre os compartimentos da CPA. Observou-se que o sinal de RFID emitido pela etiqueta pode ser lido a aproximadamente 10 cm de distância da antena, identificando uma zona de não detecção. Portanto, o sistema RFID instalado na CPA não apresentou o desempenho esperado, e esta tecnologia deve ser replanejada ou substituída.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2015v9n4p312-319

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.