APLICAÇÃO DO DMAIC PARA SOLUÇÃO DE LATAS AMASSADAS EM PROCESSOS DE UMA FABRICA DE LEITE EM PÓ / DMAIC METHODS FOR CANS CRUSHED PROBLEM SOLLUTION IN A MILK POWDER INDUSTRY

S. da S. Rêgo, W. A. P. Syed, G. A. Prates

Resumo


Problemas com latas enferrujadas, amassadas ou estufadas, podem levar a doenças como o botulismo por conterem bactérias que causam infecções alimentares. Na empresa estudada, localizada no interior de São Paulo, como em todas do segmento, o leite em pó é embalado, majoritariamente por latas de alumínio que são revestidas internamente com vernizes e outros materiais visando proteger o leite de metais provenientes do alumínio. Por conseguinte, o objetivo do estudo era a resolução do problema das latas amassadas que para tanto foi utilizado como metodologia um estudo de caso com abordagem quantitativa através do método DMAIC desenvolvida pelo Seis Sigma. Foi realizado um levantamento sobre o descarte de latas na empresa verificando-se uma perda média e, a partir desse histórico, calculada uma meta de perda. Com a meta definida calculou-se o saving anual do projeto. Durante a aplicação do DMAIC, ficou constatado que a maior taxa de perda ocorria no transporte entre a fábrica de latas e a fábrica que envasa o leite. Foram realizadas diversas ações para solucionar problemas que resultavam em latas amassadas e, nos dois primeiros meses da fase control, constatou-se perdas menores que a meta calculada, resultando em uma economia. Observou-se que o transporte entre as duas fábricas ainda é impactante no descarte de latas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2015v9n2p171-181

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.