CONDIÇÕES DO SOLO SOB APLICAÇÃO DE EFLUENTES DA BOVINOCULTURA LEITEIRA COMO FONTE DE IRRIGAÇÃO. SOIL CONDICTIONS WITH APPLICATION OF DAIRY CATTLE EFFLUENT BY IRRIGATION.

LUIS F. POLESI, EDILAINE R. PEREIRA, IRAN J. O. SILVA, AFRÂNIO M. C. VIEIRA

Resumo


A degradação do meio ambiente é preocupante, dado a importância dos recursos naturais para a
vida no planeta. Com o crescente aumento do confinamento dos bovinos de leite esse problema
tem aumentado devido a grande produção de efluente. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a contaminação do solo com irrigação de água residuária da bovinocultura leiteira. Aplicou-se a água residuária em vasos apenas com solo, dentro de ambiente protegido, sendo usado mais dois tratamentos, um com água residuária sem partículas sólidas, e outro sem partículas sólidas mais adubo superfosfato simples, além da testemunha. Os principais resultados encontrados foram: (1) a água residuária apresentou elevados teores de Cu e Fe, em relação a limites estabelecidos por órgãos nacionais e internacionais; (2) o solo mostrou níveis normais de marcro e micronutrientes, não apresentando contaminação por metais pesados. Assim, concluí-se que a utilização de água residuária da bovinocultura leitra para irrigação, não causou contaminação do solo.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2008v2n3p243-252

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.