INVESTIMENTOS EM TRANSPORTE INTERMODAL NO BRASIL PODERIA BENEFICAR O CRESCIMENTO DO PIB / INVESTMENT IN INTERMODAL TRANSPORTATION IN BRAZIL COULD BENEFIT THE COUNTRY’S AGRIBUSINESS GDP GROWTH

S. Garcia, E. Vicens-Salort, I. A. Nääs

Resumo


Brasil é um dos países em desenvolvimento que faz parte dos BRICS, os quais juntos têm um potencial de crescimento e consumo de mais de 50% do PIB global. A distribuição de bens produzidos no território brasileiro requer um gerenciamento complexo devido a suas dimensões continentais. Uma rede de transporte mais eficiente e integrado deve reduzir os preços e trazer competitividade aos produtos brasileiros. A solução não é única e requer um planejamento global dos transportes, incluindo o uso de vários meios, transportes intermodais, o que reduzirá custos e tempo de entrega. Optou-se por um estudo qualitativo de banco de dados de agências governamentais e análise de estudos publicados sobre o tema. Este estudo apresenta os dados de custos baseado em preços internacionais. O Brasil tem adotado, tradicionalmente, o transporte rodoviário, apesar de ter outras opções disponíveis, como ferrovias ou hidrovias. Os resultados indicam que se o país não faz os investimentos necessários em modais adequados, perderá competitividade internacional levando à diminuição do PIB. Estudos de simulação de investimentos em modos de transporte e suas implicações sobre o crescimento do PIB seria o curso natural deste estudo. A importância deste trabalho é apontar para a necessidade urgente de investigar e investir outros meios de transporte nos países em desenvolvimento.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2015v9n1p90-98

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.