ANÁLISE DO CONTROLE DE QUALIDADE DA DENSIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ARROZ POR UMA SEMEADORA DE FLUXO CONTÍNUO / ANALYSIS OF QUALITY IN RICE SEEDS DISTRIBUTION FOR A SEED DRILL

R.P. MELO, F.R.B. FERNANDES, H.C.F. DO NASCIMENTO, C.L. MAIA, D. ALBIERO

Resumo


As semeadoras apresentam papel de destaque quando se leva em consideração que o processo de semeadura precisa ser realizado de forma correta, assegurando a população adequada de plantas no stand final. Neste sentido um dos fatores que influenciam neste processo é a uniformidade de distribuição de sementes e a profundidade de deposição. Na agricultura é complicado determinar todos os pontos que interferem durante as operações agrícolas, por isso as ferramentas de qualidade se apresentam como uma alternativa para garantir o desempenho adequado do processo em função dos fatores críticos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a densidade de distribuição e a profundidade de deposição de sementes de arroz em função de duas velocidades teóricas de deslocamento 4 e 8 km.h-1 para uma semeadora de fluxo contínuo. O experimento foi realizado na área experimental do Departamento de Engenharia Agrícola, da Universidade Federal do Ceará, em um solo classificado como Argissolo vermelho-amarelo. A semeadora foi regulada para obter a densidade de 80g sementes de arroz/m e profundidade de 3 cm. Os dados foram analisados através do Software Minitab – Versão16. A densidade de distribuição de sementes de arroz foi influenciada com o aumento da velocidade.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2014v8n4p343-350

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.