ANALYSIS OF THE DIFFUSION OF SCIENTIFIC RESEARCH ON RIVER BASINS (WATERSHEDS) IN BRAZIL / ANÁLISE DA DIFUSÃO DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS COM BACIAS HIDROGRÁFICAS NO BRASIL

D. BORDIN, L.R.A. GABRIEL FILHO, F.F. PUTTI, C.P. CREMASCO, B.C. GOES, E.G. SATOLO

Resumo


As bacias hidrográficas vêm sofrendo grande impacto devido ao desmatamento e a poluição, que consequentemente está apresentando redução no volume de água dos rios envolvidos nelas. O objetivo desta pesquisa é traçar um panorama da produção científica relacionado ao tema “Bacias Hidrográficas” no período entre 2002 e 2012, bem como mensurar a contribuição científica. Para tanto, este trabalho utilizou de como método de pesquisa o levantamento bibliográfico exploratório das pesquisas brasileiras no referido tema, a partir da base de dados Web of Science (WoS). A partir destes dados foi conduzido o tratamento dos dados por meio de uma análise bibliométrica a fim de identificar instituições com maior representatividade em publicações e citações por região. A análise bibliométrica foi realizada com um software desenvolvido em linguagem Delphi e dos tipos de software Microsoft Excel®, Ucinet®, NetDraw®e ArcGIS®que possibilitaram o desenvolvimento de representações gráficas que relacionaram as publicações e citações por regiões. Ao realizar a análise dos indicadores bibliométricos, mapeou-se as instituições mais produtivas, calculando o impacto e a visibilidade das publicações e os relacionamentos que ocorrem na colaboração entre pesquisadores das principais instituições. Conclui-se que a pesquisa relacionada ao tema “Bacias Hidrográficas” tem uma maior produção entre instituições fisicamente próximas, o que mostra a necessidade de uma atuação governamental, por meio de investimentos, facilitando assim, a integração de pesquisadores de diferentes regiões e possibilitando que essas redes tenham abrangência nacional. Por fim, merece destaque a região Sudeste do Brasil por possuir mais de 50% de publicações e citações do total nacional.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2014v8n4p304-314

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.