TRATAMENTO ANAERÓBIO DA ÁGUA RESIDUÁRIA DE FRIGORÍFICO COM USO DE BIODIGESTORES: UTILIZAÇÃO DE REMEDIADORES BIOLÓGICOS PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS /ANAEROBIC TREATMENT OF WATER WITH REFRIGERATOR USE OF WASTEWATER DIGESTERS: USE OF BIOLOGICAL REMEDIATION FOR P

L.V.C. Da Costa, J.A. Moghrabi, A.L. Sagula, J. De L. Junior

Resumo


O abate de bovinos gera grandes quantidades de resíduos, devido a sua elevada concentração de matéria orgânica (presença de gorduras e proteínas), devendo receber tratamento antes de seu descarte, mesmo sendo considerados prejudiciais ao meio ambiente estes resíduos podem apresentar um bom potencial de reaproveitamento para produção de biogás. Visando a produção de biogás e o tratamento adequado para tais resíduos este trabalho tem como objetivo avaliar a inclusão de biorremediadores no processo de biodigestão anaeróbia da água residuária de frigorífico em biodigestores bateladas. Foi analisado a produção e qualidade do biogás, pH, teores de sólidos totais (ST) e sólidos voláteis (SV), e tempo de retenção hidráulica. Foram considerados quatro tratamentos: T1 – controle+ água residuária, T2- controle + água residuária remediador 1, T3 – controle + água residuária + remediador 2 e T4 controle + água residuária + remediador  1 e 2. Os resultados mostram que não houve diferença entre os tratamentos para a produção de biogás, porém o tratamento 3 foi o primeiro a apresentar queima evidenciando a presença de metano. 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2013v7n2p77-85

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.