ANÁLISE DA INSERÇÃO DOS PROJETOS DE PESQUISA DO BIOEN DENTRO DA CADEIA SUCROENERGÉTICA / ANALYSIS OF THE INTEGRATION OF RESEARCH PROJECTS OF BIOEN ORIENTED TO SUGARCANE CHAIN

D. S. F. Lamarca, S. S. Braga Junior, M. M. Magalhães

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar como estão inseridos os projetos de pesquisa do Programa BIOEN – FAPESP dentro da linha de fomento Auxílio à Pesquisa – Programa BIOEN – Regular. Para a realização deste trabalho, foram levantadas as informações disponíveis na biblioteca virtual da Fapesp dentro do Programa BIOEN todos os projetos em execução. Para contextualizar o tema, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o setor sucroenergético com o proposito de identificar as áreas de atuação dos projetos dentro da cadeia produtiva (campo, indústria e logística). Como resultado, foi percebido que há baixos investimentos em algumas áreas da cadeia sucroenergética, mas com maior enfoque de projetos na etapa campo e na etapa da indústria, havendo espaço para pesquisas com enfoque na logística da cadeia. 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2014v8n3p234-249

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.