ENERGIA SOLAR TÉRMICA: INOVAÇÃO EM AQUECIMENTO DE ÁGUA PARA PROCESSOS INDUSTRIAIS / SOLAR THERMAL ENERGY: WATER HEATING INNOVATION FOR INDUSTRIAL PROCESSES

E. F. Carreira Junior, J. B. Sacomano, M. Mollo Neto

Resumo


O aumento do consumo mundial de energia tem gerado a busca de fontes alternativas, inclusive a solar, de fácil utilização, não exigindo equipamentos muito sofisticados nem complexos. Muitos processos industriais utilizam água em temperaturas até 100°C. O uso de energia solar na indústria ainda é baixo se comparado ao consumo energético total. O objetivo deste artigo é investigar possibilidades de usos de aquecimento solar de água em processos industriais, para o que foi utilizada pesquisa bibliográfica em artigos internacionais visando identificar o estágio atual dessas aplicações no mundo. Pesquisa exploratória de dados secundários do mercado brasileiro de sistemas de aquecimento solar no Departamento Nacional de Aquecimento Solar (DASOL), e no Plano Nacional de Eficiência Energética 2010-2030 (PNEf-2010) do Ministério de Minas e Energia, buscou caracterizar o estágio atual desse setor no Brasil. O estudo permite concluir que o uso de aquecimento solar de água em indústrias no Brasil é possível e representa uma alternativa que pode contribuir para a redução do custo e do consumo de energia em 30% a 40% dos processos de aquecimento em baixas temperaturas, especialmente nos setores de alimentos, bebidas, têxtil e químico.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2014v8n3p209-219

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.