ANALYSIS OF LEAF BLADE AREA AND TOTAL ILLUMINATION INDEXES OF PANICUM MAXIMUM JACQ. CV. ARIES GRASS WITH DIFFERENT NITROGEN RATES FOR SHEEP FEEDING

L. P. R. da Costa, A. L. Moreira, L. R. A. Gabriel Filho, R. DE O. Souza, C. P. Cremasco, F. F. Putti, M. G. M. Chacur

Resumo


Melhorar à alimentação de pequenos ruminantes é uma das formas de aumentar a produção e minimizar os gastos, principalmente em períodos secos. Por outro lado, investimentos em alimentos proteicos e energéticos geram um alto custo de produção. Uma alternativa econômica é o investimento em produção de forragens que possuam qualidade e quantidade, possibilitando a diminuição de gastos, concomitantemente, aumento do lucro nas criações comerciais. Estudou-se a forragem de capim Panicum maximum Jacq. cv. Áries, adubado com 200 e 400 kg de nitrogênio por hectare ano, aplicando o teste estatístico t de Student para comparar os efeitos no desenvolvimento da pastagem, avaliando a melhor adubação para produção de forragem de qualidade ao clima da região, voltada a criação de ovinos. Foi constatado que entre os níveis de adubação adotados não ocorreu diferenças significativas no índice de iluminação total e no índice de área foliar. Pode-se afirmar, que é viável economicamente a utilização da menor quantidade de adubo, isto é 200 kg ha-1ano-1, tendo em vista que os gastos com aquisição, transporte e aplicação do mesmo serão menores. 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2014v8n3p191-198

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.