USO DE ÍNDICES DE QUALIDADE PARA AVALIAÇÃO DA ÁGUA EM AMBIENTE LÊNTICO / USE OF QUALITY INDEX FOR EVALUATION OF WATER IN LENTIC ENVIRONMENT

D. Goveia, A. Rebelo, A. P. Loro, G. D. Sasso, T. N. F. Da Rocha, T. P. Dompieri, V. M. Carlos

Resumo


Sistemas aquáticos que apresentam águas calmas e com região delimitada, por exemplo, lagoas, lagos e pântanos, são denominados ambientes lênticos. O Parque Carlos Alberto de Souza, localizado em Sorocaba-SP, é um dos parques existentes na cidade contendo lago artificial, onde habitam peixes, tartarugas e garças. É frequentado por crianças e adultos para lazer ou prática de exercícios. Sendo assim, uma boa qualidade de água é fundamental para a vida no lago. O objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade da água, usando índices de qualidade adotados pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Os resultados apresentaram valor elevado de coliformes termotolerantes e baixa concentração de oxigênio. Considerando a ponderação dos parâmetros a água foi classificada como boa, porém o índice referente à presença de nutrientes classificou o corpo hídrico como hipertrófico, o que pode causar aflorações de algas e mortandades de peixes. Os resultados representam um alerta quanto à necessidade de monitoramento da qualidade dos ambientes lênticos e a necessitade de alertas à população que frequentam o ambiente.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2014v8n2p104-111

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.