ANÁLISE DO USO DAS MÍDIAS SOCIAIS PELAS 50 MAIORES EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 2012 E 2013 / ANALYSIS OF THE USE OF SOCIAL MEDIA BETWEEN THE YEARS 2012 AND 2013 FOR THE TOP 50 COMPANIES IN THE BRAZILIAN AGRIBUSINESS

Karen Gimenez Garzon, JOÃO Guilherme de Camargo Ferraz Machado

Resumo


O objetivo deste trabalho foi analisar o uso das mídias sociais por empresas do setor do agronegócio no Brasil. Mais especificamente, buscou-se classificar as empresas quanto à finalidade de utilização e o conteúdo publicado por essas mídias, comparando-as dentro do mesmo setor. Foram analisadas as 50 maiores empresas classificadas no Guia Exame Melhores e Maiores em 2010 e 2011, na categoria ‘Agronegócio’, permitindo a comparação dos resultados.  Para a realização da pesquisa foi utilizado a técnica da análise de conteúdo, por meio da observação e interpretação das postagens feitas durante 30 dias consecutivos. Para essa análise foram criadas categorias, visando facilitar a classificação do conteúdo postado. Os resultados mostraram um significativo aumento no uso do Facebook em 2013, enquanto a quantidade de tweets se manteve praticamente a mesma. Nos dois casos, a categoria de postagem mais frequente foi ‘informação’, com 34% e 37% do total de postagens, respectivamente. Concluiu-se que as empresas do setor do agronegócio continuam utilizando pouco as mídias sociais como canal de comunicação, apesar do aumento de 109% de um ano para o outro.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2014v8n1p13-24

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BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

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