UTILIZAÇÃO DE ADESIVO PVA EM COMPENSADOS DE Pinus sp. E Eucalyptus sp. / UTILIZATION OF PVA ADHESIVES IN Pinus sp. and Eucalyptus sp. PLYWOOD

C. I. De Campos, B. S. Ferreira, G. A. Prates, D. Goveia, L. V. O. D. Valentina

Resumo


Estudos sobre novos adesivos ou resinas para colagem de madeira e derivados estão sendo realizados com a intenção de diminuir o impacto ambiental sem alterar suas propriedades. Por este motivo, novas formulações de adesivos PVA (Acetato de Polivinila) vêm sendo desenvolvidas. Este trabalho testou a utilização deste adesivo na produção de compensado de Eucalyptus sp. e Pinus sp., com tempo e temperatura de prensagem, respectivamente, de 10 minutos e90°C. Foram realizados os ensaios físicos de densidade, teor de umidade e absorção, e os ensaios mecânicos de flexão estática e de resistência ao cisalhamento na linha de cola, todos de acordo com as normas ABNT. Obtiveram-se bons resultados com relação à resistência ao cisalhamento na linha de cola, a qual foi superior para os adesivos PVA, se comparados com compensados produzidos com ureia-formaldeído e o fenol-formaldeído, enquanto que os resultados de MOE e MOR apresentaram-se inferiores em ambos os casos. 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2014v8n1p59-64

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.