INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DeNOX: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA MITIGAÇÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA / TECHNOLOGICAL INNOVATION DeNOX: A CONTRIBUTION FOR MITIGATION OF GREENHOUSE GAS
Resumo
A adoção de inovação tecnológica sustentável é uma estratégia de valor considerável à competitividade organizacional que toda empresa deveria considerar, haja vista que as necessidades presentes não devem comprometer a capacidade de satisfação das gerações futuras para que possam evoluir. (COMISSÃO BRUNDTLAND, 1987). Aliadas a isso, somam-se também a ética e a transparência para o gerenciamento dos negócios das organizações no contexto em que elas estão inseridas. Nesse sentido, a indústria química com um faturamento líquido em 2010 de US$ 130,2 bilhões, tem também uma forte representatividade no impacto ambiental. Entretanto, essa mesma indústria vem investindo em pesquisas e no desenvolvimento de tecnologias mais limpas para a mitigação dos GEES. Associada à redução do NOx, um gás formado durante o processo produtivo sob altas temperaturas, esse estudo tem por objetivo apresentar alguns aspectos da tecnologia DeNOx utilizada no processo produtivo, bem como apresentar os possíveis benefícios tanto ambientais como econômicos. A partir da adoção dessa nova tecnologia, foi realizado um estudo de caso em uma industria química situada em Guaratinguetá, interior do Estado de São Paulo.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2012v6n3p102-116
Apontamentos
- Não há apontamentos.
A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.