USO DE REMEDIADORES BIOLÓGICOS NA BIODIGESTÃO ANAERÓBIA DA CAMA DE FRANGO DE CORTE / USE OF BIOLOGICAL REMEDIATION IN ANAEROBIC BIO-DIGESTION OF THE POULTRY LITTER

L. V. C. DA COSTA, A. L. SAGULA, J. L. JÚNIOR

Resumo


A cama de frango subproduto gerado na produção de aves de corte, vem sendo cada vez mais reutilizada pelos produtores, sendo essa cama muitas vezes composta por produtos disponível em determinada região, como o bagaço de cana,casca de amendoim, casca de arroz, etc, produtos esses classificados como altamente lignificados e de difícil degradação,principalmente quando se trabalha com tratamento em biodigestão anaeróbia, dificultando a atuação de bactérias metanogênicas.Baseado nesse exposto, o objetivo desse  trabalho foi avaliar a inclusão de remediadores biológicos na biodigestão anaeróbia da cama de frango que tiveram ou não a separação da fase sólida e líquida  e seu efeito na produção e qualidade de biogás. Foram utilizados 12 biodigestores modelo batelada de bancada abastecidos com cama de frango de 3º lote de reutilização e remediadores biológicos comercial. O tempo de retenção hidráulica foi de 120 dias. Observou-se que os tratamentos que não tiveram a separação de sólidos adicionados de remediadores biológicos foram os que mais produziram biogás, e a porcentagem de metano pelas médias não apresentou diferença entre os tratamentos. 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2012v6n2p71-78

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.