CULTIVO DA RÚCULA COM INFLUÊNCIA DO EXTRATO DE FOLHAS DE PINHÃO MANSO / ARUGULA FARMING WITH INFLUENCE OF EXTRACT OF LEAVES JATROPHA

W. L. TONDO, F. GURGACZ, R. F. SANTOS

Resumo


A rúcula (Eruca sativa L.) é uma hortaliça essencial na dieta alimentar de grande parte da população, destacando-se pela sua composição nutricional com altos teores de potássio, enxofre, ferro e de vitaminas A e C. O objetivo deste trabalho é verificar a influência do extrato aquoso das folhas de pinhão manso no cultivo da rúcula. Utilizaram-se concentrações de extrato de pinhão manso para efetuar os tratamentos, sendo 0% (testemunha), 5, 10, 20, 40, 80 e 100%, considerando como extrato puro 200g de folhas verdes do pinhão manso em um litro de água destilada. As sementes foram semeadas em bandejas especificas para produção de mudas de hortaliças, utilizou-se sistema de aspersão manual.  Com o aumento da concentração do extrato aquoso das folhas de pinhão manso houve tendência decrescente no número de folhas, altura da plântula, tamanho da raiz, diâmetro do caule e massa fresca, comprovando o efeito alelopático do extrato de folhas de pinhão manso sobre o cultivo da rúcula.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2013v7n2p112-117

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.