SISTEMA INTENSIVO DE CRIAÇÃO DE PEIXE COM RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA E CONTROLE DE TEMPERATURA VIA BOMBA DE CALOR DE DUPLO EFEITO TÉRMICO/ INTENSIVE FISH FARMING SYSTEM WITH WATER RECIRCULATION AND TEMPERATURE CONTROL BY A DOUBLE THERMAL EFFECT HEAT PUMP

R. A. Jordan, L. A. B. Cortez, R. Baldassin Jr., J. D. Scorvo, C. M. D. Frascá-Scorvo, M. G. Rigolino, Y. A. Tabata

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de um sistema piloto de criação intensiva de peixes com recirculação de água, onde foram avaliadas as criações de tilápias e trutas. As tilápias e as trutas foram criadas em tanques com controle de temperatura da água, mantidas em 28 ± 1 ºC e 15 ± 1 ºC, respectivamente, empregando uma bomba de calor de duplo efeito térmico para provimento da demanda de aquecimento e resfriamento da água. Na criação de tilápias vermelhas e da variedade tailandesa a conversão alimentar aparente foi de 1,37:1 e 1,16:1, respectivamente. As trutas apresentaram boa adaptação ao confinamento, obtendo um ganho de peso de 500% em 18 semanas. A taxa diária de renovação de água nos tanques foi de 5%. A produtividade estimada para a criação intensiva de tilápias tailandesas foi de 150 t ha-1. O arranjo empregado apresentou resultados satisfatórios, bem como, a bomba de calor mostrou-se eficaz e confiável, entretanto, novas formas e tecnologias devem ser estudadas para a remoção da amônia gerada, que mostrou ser o maior gargalo deste tipo de sistema.

Palavras chave: tilápia, truta, desempenho zootécnico, produtividade.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2011v5n1p12-22

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.