AGRO-SYSTEM (AGS) AS A TOOL FOR ANALYSIS, TAKING INTO ACCOUNT SUSTAINABILITY/ SISTEMA AGROINDUSTRIAL (SAG) COMO UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE, CONSIDERANDO A SUSTENTABILIDADE

Kassia WATANABE, Decio ZYLBERSZTAJN

Resumo


A proposta desse artigo é apresentar o sistema agroindustrial (SAG) como um instrumento de análise que pode ser aplicado em diferentes sistemas, tais como sistema de produção de alimentos, sistema de produção de biodiesel, entre outros. A questão para esse artigo é a seguinte: Como a sustentabilidade pode ser analisada no SAG? A análise do SAG é importante porque pode apontar melhorias ou introduzir novo arranjo institucional (formas organizacionais). Entretanto, o arranjo institucional pode não ser suficiente bom quando transplantado para outro lugar e as instituições precisam ser consideradas. Por essa razão, o SAG é analisado dentro de um ambiente institucional que envolve as “regras do jogo”. Além disso, questões sociais e ambientais são levadas em consideração e fazem parte do arranjo e do ambiente institucional.

Palavras-chave: Sistema Agroindustrial; Sustentabilidade; Arranjo Institucional


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2011v5n1p57-74

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.