CARACTERIZAÇÃO E INSERÇÃO DA ATIVIDADE LEITEIRA NA REGIÃO ALTA PAULISTA / CHARACTERIZATION AND INCORPORATION OF THE MILK ACTIVITY IN THE ALTA PAULISTA REGION

Sandra Cristina de OLIVEIRA, Leonardo de Barros PINTO, Gessuir PIGATTO, Elias José SIMON

Resumo


A atividade leiteira sempre esteve presente na Região Alta Paulista, desempenhando um papel relevante na geração de emprego e renda. Esta atividade passou por mudanças na década de 1990 que ocorreram em âmbito nacional, e que trouxeram modificações no seu modo de produção e de inserção no mercado. Este trabalho tem por objetivo caracterizar a pecuária leiteira na Região Alta Paulista, bem como as formas de inserção dos diferentes agentes envolvidos na mesma. Foram aplicados questionários semi-estruturados às empresas e produtores listados por agentes institucionais da região. Observou-se que a ação coletiva aparece como uma estratégia fundamental para minimizar os problemas enfrentados pelo setor de produção, uma vez que a dinâmica de mercado vem atuando no sentido de selecionar os produtores de leite por escala de produção, qualidade da matéria-prima e profissionalismo na gestão dos negócios. As empresas entrevistadas apresentam carência de programas de acompanhamento de mão-de-obra, planejamento estratégico, tecnologia de informação e investimento em marketing. A falta de conhecimento sobre os benefícios (ou existência) de algumas ferramentas de gestão pode justificar tais resultados, e comprometem seriamente a competitividade da empresa. Porém, a solução está sob controle direto da própria empresa. Tais iniciativas mostram-se como alternativas para uma melhor inserção da produção e da indústria de laticínios no mercado.

 

Palavras-chave: Leite, Competitividade, Mercado.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2010v4n3p194-214

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.